Meio Ambiente

15/02/2017 - 16:41:27

Portal VPN tem árvore plantada em seu nome por floricultura de Minas Gerais

Vale Piancó ganhou uma árvore plantada na região, pois, o objetivo da campanha é que todo aquele que divulgar as ações concebidas por essa causa, receba em troca uma árvore nativa plantada em nome deles, na Serra do Gandarela.

Autor: Redação do Portal

Em 2015, o portal de notícias Vale do Piancó divulgou uma matéria sobre Doação de mudas para ação de reflorestamento na Serra do Gandarela-MG, se referindo à campanha da Floricultura Ikebana Flores em parceria com o Coletivo Cirandar. Por causa desta matéria, o Vale Piancó ganhou uma árvore plantada na região, pois, o objetivo da campanha é que todo aquele que divulgar as ações concebidas por essa causa, receba em troca uma árvore nativa plantada em nome deles, na Serra do Gandarela.

A campanha ainda está no ar e decidiu homenagear aqueles que contribuíram com esta causa de alguma forma, por isso, Vale Piancó teve o direito a mais uma árvore do cerrado, plantada em seu nome no último plantio, realizado dia 26 de novembro de 2016, em Rio Acima-MG, as margens da cachoeira do Mingu, uma área de aproximadamente 200 M² que compõe essa Serra.

Conheça mais sobre a campanha, clicando aqui

Candeia, Ipê Branco, Ipê Crioulo, Ipê Amarelo, Mogno, Jacarandá, Sucupira, Aroeira, Peroba, Jequitibá, entre outras árvores, apropriadas para margens de riachos, foram plantadas no bioma do cerrado em nome de diversos parceiros desta causa. 18 voluntários contribuíram para essa ação e plantaram cerca de 150 mudas nativas do cerrado, com tamanhos variados entre 15 a 60 cm.

Uma ação de demarcação do local do plantio também foi realizada, pois uma placa foi deixada com os dizeres:  “Ao passar por aqui, regue as plantas demarcadas em amarelo”;

Para estimular a quem passasse próximo a região, a regar as mudas.

Por que plantamos na Serra do Gandarela?

Em Minas Gerais, está localizada a segunda maior floresta de Mata Atlântica do Estado e a mais ampla extensão de cangas ferruginosas do Brasil, a Serra do Gandarela, situada em meio a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, entre os municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito. Gandarela está em risco devido ao monopólio da mineração, que devasta seus biomas naturais de Mata Atlântica e vegetação rupestre, degradando também o seu amplo manancial: Bacias Hidrográficas - Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas.

“PLANTE UMA ÁRVORE” está sendo semeada desde novembro de 2012, e desde então, mais de 600 parceiros publicaram essa causa, em site como o SOS MATA ATLÂNTICA, que abraçaram a causa e tornaram possível concretizar ações de plantios realizadas em nome deles, na Serra do Gandarela, pois, toda publicação a respeito desta campanha se converte em uma muda nativa plantada pela própria floricultura em um local devastado pela mineração nessa Serra.

Estamos nos mobilizando mais uma vez, em prol de um consumo consciente e responsável, para que não estimule tanto a mineração e possamos evitar tragédias provocadas como a destruição de biomas naturais, como o da Serra do Gandarela e da região de Mariana-MG, que em 2015 foi completamente devastada pelo monopólio da mineração.

Além da campanha, a entrega de flores Floricultura Ikebana Flores que há 30 anos entrega rosas, cestas de café da manhã e buques de flores por toda a Belo Horizonte - MG e região metropolitana, está doando mudas do cerrado a quem comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697 - Funcionários - 30.112-021, Belo Horizonte, Minas Gerais. Próximo à Savassi.

 

 

Fonte: Por Thaís Alessandra do Coletivo Cirandar