Conceição-PB

06/04/2018 - 07:37:37

Poeta Jonas Andrade fala da sua trajetória e canta ao lado da mãe de 90 anos, em Conceição

Jonas Andrade descobriu seu talento para a música aos 12 anos de idade, quando compôs seus primeiros versos de viola.

Autor: Redação do Portal

O poeta conceiçãoense, Jonas Andrade, falou sobre sua trajetória de sucesso na música. Compositor e tocador de viola nato, o poeta conseguiu adaptar as canções de viola para músicas clássicas, que vêm sendo cantadas por artistas de renomes nacionais, a exemplo de Vicente Nery. Jonas Andrade descobriu seu talento para a música aos 12 anos de idade, quando compôs seus primeiros versos de viola.

Assista à entrevista completa com o poeta, abaixo

Durante o bate papo para o canal de You Tube de Gilberto Angelo, o poeta cantou alguns dos seus sucessos. De forma encantadora, a mãe do poeta,  maria ferreira de Sousa, carinhosamente chamda de 'Mariza' de 90 anos de idade, cantou ao seu lado, num momento de puro encanto e nostalgia.

Por outro lado, o artista apontou a música “Poeta inspirado em Deus” como uma de suas melhores canções. Jonas explicou ainda sobre o tabu do preconceito em relação ao tocador de viola, que conseguiu adaptar seu estilo para a música popular brasileira e muitos artistas conseguem compor nos dois estilos, a exemplo dele próprio e dos Nonatos, dupla que vem fazendo muito sucesso com suas composições.

“Existem três cantores de viola, que conseguiram levar a música popular para a viola e virse versa. Hoje cantores famosos, a exemplo de Vicente Nery, Zé cantor, Xandy de Aviões, Gustavo Lima, Eduardo Costa e tantos outros. Hoje a juventude vai para as nossas cantorias e cantam com a gente”, explicou o artista.

A gravação teve também a participação de Durval Nunes, que é vizinho e amigo do poeta há mais de 35 anos. “Eu conheço Jonas Andrade desde seus tempos de crianças. Ele começou a tocar viola desde seus 12 anos. Já sofreu muito, mas não desistiu dos seus sonhos. Hoje várias artistas tocam suas músicas. Então me sinto feliz com esse cara, que para mim merece tudo que está acontecendo, pelo seu esforço, pela sua luta”, pontuou o vizinho.

 Vários artistas já consagrados têm gravado as músicas do poeta, a exemplo do cantor Vicente Nery, que é amigo próximo do poeta, entre outros espalhados por vários recantos do país. Além disso, Jonas se destaca em canorias em toda a região Nordeste e parte do Centro Oeste como repentistas, cantando ao lado de Ivanildo Vila Nova, Oliveira de Panelas, entre outros tantos.

Instrumento musical por excelência do meio rural, a viola caipira é o símbolo da música popular brasileira. O instrumento de 10 cordas se mostra em diversas manifestações culturais como Catira, Folia de Reis, Fandango, etc.

Um dos maiores nomes da cantoria e do repente da atualidade, Jonas Andrade nasceu em Conceição. Desde criança aprendeu a gostar de viola e om 12 anos, já fazia cantorias e dividia palcos com nomes já consagrados no repetente, na cidade de Conceição. Com o tempo Jonas foi se firmando na prosa e no verso e se tornou um dos maiores compositores de Conceição na atualidade.


 

Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias