Meio Ambiente

18/07/2017 - 13:00:39

PBGás busca parcerias para projetos de geração de energia com gás natural

De acordo diretor Administrativo Financeiro, Giovane Rosa, a PBGás está retomando estudos para ampliar o consumo com novas aplicações do gás natural.

Autor: Redação do Portal

A Companhia Paraibana de Gás (PBGás) busca alternativas para projetos de geração de energia com utilização do gás natural em prédios residenciais, comércios e indústrias. Neste mês de julho, representantes da companhia participaram do fórum nacional promovido pela Abegás sobre climatização e cogeração, no Rio de Janeiro, visitaram a empresa de soluções integradas de energia Ecogen Brasil e projeto de cogeração na fábrica de pneus Levorin, em São Paulo.

Durante visita a sede da Ecogen Brasil, o diretor administrativo financeiro, Giovane Rosa, e os gerentes Alairson Gonçalves (Mercado Industrial e Automotivo) e Khalil Gibran (Finanças) conheceram o projeto de cogeração do edifício Rochaverá em São Paulo, um dos maiores condomínios empresarias do país e referência em eficiência energética. Eles foram recebidos pelos executivos Gustavo Marchezin, Leandro Valmorbida e Sarkis Abdalla que explanaram sobre as diferentes modalidades de contratações para projetos de geração de ponta e cogeração e analisaram em conjunto a possibilidade de desenvolver essas soluções energéticas no mercado da Paraíba.

De acordo diretor Administrativo Financeiro, Giovane Rosa, a PBGás está retomando estudos para ampliar o consumo com novas aplicações do gás natural. “Uma fórmula é buscar sinergia junto aos agentes de mercado. A cogeração e a geração distribuída compõem um nicho de mercado com demanda reprimida e grande potencial para desenvolver novos projetos”.

Para o gerente de Mercado Industrial e Automotivo, Alairson Gonçalves Filho, o gás natural é um combustível muito versátil, para toda aplicação que aquece, resfria ou se movimenta e para geração da energia elétrica também, seja por sua versatilidade ou pela sua competitividade, é uma alternativa viável para indústrias, comércios e condomínios. “Sua utilização na geração de energia elétrica pode reduzir custos operacionais, conferir uma ótima qualidade, pois a energia gerada com gás natural é mais estável, sem oscilações ou interrupções”, explicou.

O gerente financeiro Khalil Gibran ressaltou que tão importante quanto à segurança e a eficiência energética é o estabelecimento de uma moderna cultura de gestão de utilidade a partir do gás natural (energia elétrica, geração de vapor, aquecimento, resfriamento de água para fins industriais). “Com essa visão, a indústria pode canalizar seus esforços no mercado consumidor ao adotar um modelo de negócios junto à Ecogen, garantindo melhores resultados”, concluiu.  

Fonte: Redação do portal Vale do Piancó Notícias