Cultura

12/12/2014 - 00:00:02

Ministério da Justiça diz que beijo gay e nudez sem erotismo têm classificação livre em obras culturais

Posicionamento do Ministério foi transmitido por meio da página oficial da entidade no facebook; a classificação indicativa é indiferente se o beijo é entre pessoas do mesmo sexo ou não

Autor: Redação do Portal

Na página oficial do Ministério da Justiça no Facebook, a entidade publicou uma nota nesta quinta-feira (11), explicando que não há diferenciação entre cenas que mostrem beijos de pessoas do mesmo sexo e de sexos diferentes em programas de televisão, filmes e outras obras culturais. Dessa forma, o beijo gay não influencia na classificação indicativa da obra.

Beijo gay em clipe musical

A nota, acompanhada de uma ilustração do filme ‘O Segredo de Brokeback Mountain’, conhecida produção hollywoodiana sobre a temática homoafetiva, diz o seguinte:

“O beijo é Livre (ainda bem, né?). Para a classificação indicativa do MJ, é indiferente se o beijo é entre pessoas do mesmo sexo ou não. A nudez não erótica também pode ser considerada livre”, diz a publicação, que explica detalhes:

“Conteúdos mais erotizados – nudez velada, insinuação sexual e carícias sexuais, como preliminares ao ato sexual – podem ser “não recomendados para menores de 12 anos”. Nesse caso, também não faz diferença para a classificação indicativa se as cenas são protagonizadas por pessoas do mesmo sexo”. 

Fonte: Portal Correio