Educação

06/12/2016 - 13:58:20

Governo do Estado anuncia Pacto pelo Sucesso Escolar em encontro com prefeitos e vices eleitos

É o Pacto pelo Sucesso Escolar, que já conta com mais de 90 prefeituras cadastradas, cujos gestores manifestaram interesse em fazer a adesão dos seus municípios.

Autor: Redação do Portal

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, anunciou uma nova proposta de contrapartida solidária durante o encontro nessa segunda-feira (5) com prefeitos e vice-prefeitos eleitos ou reeleitos na Paraíba, realizado no Centro de Convenções de João Pessoa. É o Pacto pelo Sucesso Escolar, que já conta com mais de 90 prefeituras cadastradas, cujos gestores manifestaram interesse em fazer a adesão dos seus municípios.

Resultado de imagem para Governo do Estado anuncia Pacto pelo Sucesso Escolar em encontro com prefeitos e vices eleitos Entrada x

O Pacto pelo Sucesso Escolar tem como objetivo focar na aprendizagem de Português e Matemática, tendo em vista que, em média, apenas 25% dos alunos aprendem o suficiente nos municípios. Para isso, o Governo do Estado fornecerá formação de professores e gestores, por meio da Universidade Federal de Juiz de Fora, para que eles possam fazer projetos de intervenção pedagógica em suas escolas; e montará uma rede de agentes da educação (monitores) para o assessoramento técnico-pedagógico às escolas.

Para acompanhar o desenvolvimento das escolas, o Governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, já providenciou cadernos didáticos para alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, além do caderno do professor. O material será disponibilizado para todos os alunos dos municípios que aderirem ao pacto e não será necessário comprar os cadernos, basta imprimir.

Com base nesses cadernos didáticos, o Governo do Estado disponibilizará avaliações bimestrais, para acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de um sistema informatizado para que o prefeito acompanhe ao longo do ano os resultados de aprendizagem. As avaliações serão conduzidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Os municípios que aderirem ao Pacto pelo Sucesso Escolar terão acesso à doação de ônibus, mobiliário, computadores, etc. A expectativa do Governo do Estado é que sejam celebrados os melhores resultados de sucesso escolar com os prefeitos ao fim de 2017. O pacto terá continuidade em 2018. 

Fonte: Redação do portal Vale do Piancó Notícias