Educação

23/09/2017 - 18:05:10

Especialista dá dicas de como se preparar e identificar temas clássicos do Enem

Formato é de 180 questões de múltipla escolha que abrangem o conteúdo das matérias do ensino médio, além de uma redação e uma língua estrangeira escolhida pelo candidato

Autor: Redação do Portal

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 e sofreu grandes mudanças desde então. Atualmente, a prova, que será aplicada em novembro, é uma das principais portas de entrada para as universidades públicas brasileiras. Seu formato é de 180 questões de múltipla escolha que abrangem o conteúdo das matérias do ensino médio, além de uma redação e uma língua estrangeira escolhida pelo candidato.

Imagem ilustrativa

Resolver provas passadas ajuda a identificar os temas que mais caem na prova. O diretor da Prepara Cursos, que faz parte da MoveEdu, rede de cursos profissionalizantes do Brasil, Guilherme Maynard, dá dicas de como se preparar para ter um bom desempenho.

“Nos cursos preparatório Feras do ENEM, da Prepara Cursos, nós pontuamos algumas questões que merecem a atenção dos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento abordadas pelo exame”, explica.

Humanas

A prova costuma dar prioridade a temas relacionados a questões ambientais, sociais e políticas. Impactos da tecnologia na sociedade, questões de cidadania, história do brasil, problemas urbanos e meio ambiente caem bastante nas provas de história, geografia, sociologia e filosofia. “A prova de português exige bastante interpretação de texto, conhecimento de gêneros textuais, de figuras e funções de linguagem, literatura e gramática”, completa o diretor. Já para os testes de língua estrangeira, é importante estar atento à gramática também e à interpretação de texto.

Exatas

A prova aborda o conhecimento específico da área. “Funções, probabilidade, geometria, estatística e análise combinatória são assuntos que sempre estão presentes na prova de matemática”, aponta Maynard. Mecânica, conceitos de energia, eletricidade e termofísica caem bastante na prova de física. Em química, é importante o aluno dominar funções orgânicas, exercícios que calculam pH, equilíbrios químicos e termoquímica.

Biológicas

O candidato deve estar atualizado em temas que estão em alta como ecologia e genética. Evolução e fisiologia humana são temas mais clássicos que também costumam cair na prova.

Redação

É importante que o aluno esteja acompanhando notícias e treinando a escrita com frequência. “Nossa experiência com os alunos do curso preparatório para o Enem mostra que muitos assuntos se repetem, mas é importante se manter atualizado no que está acontecendo no mundo”, diz Guilherme Maynard.

No início, pode parecer difícil se preparar para uma prova tão cheia de conteúdo, mas com organização e imposição de metas, é possível. Buscar ajuda de professores qualificados também é muito importante no processo de aprendizado. “Se dedicar aos estudos é a chave para o sucesso profissional”, conclui Maynard.

A Prepara Cursos oferece o curso Feras do Enem, que conta com aulas individualizadas em horários flexíveis e tem duração de oito meses. O programa traz um panorama geral sobre a língua portuguesa, como conceitos de gramática e as competências necessárias para elaborar uma redação. Além de aulas de matemática, ciências e tecnologia.
 

Fonte: Portal Correio