Conceição-PB

13/09/2018 - 12:53:02

Escola de Samba de São Paulo Vai-Vai doa fantasia a Totinha, a eterna rainha do carnaval de Conceição

Promessa feita, promessa cumprida. Na última semana, a fantasia chegou à cidade de Conceição e logo a equipe da VPNTV se encarregou de fazer a entrega a Totinha. O repórter João Erikes, que comandou a realização da entrega, preparou uma surpresa para Totinha.

Autor: Redação do Portal

Escola de Samba de São Paulo Vai-Vai doa fantasia a Totinha, a eterna rainha do carnaval de Conceição

O resultado foi rápido. Assim que a reportagem de Espedita Roseno da Silva, popularmente conhecida como ‘Totinha’, foi publicada no canal de vídeo do portal Vale do Piancó Notícias, o resultado apareceu. No exato momento da publicação, por coincidência, o conceiçãoense, Gilmar Gomes, que é ‘fã de carteirinha’ da carnavalesca, encontrava-se participando de um evento em São Paulo ao lado de uma das carnavalescas da Vai Vai, uma das mais famosas e renomadas escolas de samba do carnaval paulistano. Encantada com a história da conceiçãoense, Zezé da Vai Vai anunciou que faria a doação da fantasia.

Promessa feita, promessa cumprida. Na última semana, a fantasia chegou à cidade de Conceição e logo a equipe da VPNTV se encarregou de fazer a entrega a Totinha. O repórter João Erikes, que comandou a realização da entrega, preparou uma surpresa para Totinha. Antes de fazer a entrega ele inventou uma historinha e tentou vender a fantasia para a conceiçãoese, para tentar confundir a sua cabeça. Pobre, Totinha explicou que não tinha condições de comprar. No final a grata surpresa para a carnavalesca do mais tradicional bloco do carnaval de Conceição: o “Mamãe Louka”.

Colaboraram para a realização da entrega da fantasia o odontólogo Jordano Belmiro, proprietário da Saumiodonto, o casal Henrique Ferreira e Amanda Lacerda, proprietários da Farmácia Nossa Senhora dos Aflitos, localizada na Avenida Solon de Lucena e o empresário da indústria têxtil Roberto de Angelina.

De acordo com o conceiçãoense, Gilmar Frade, a fantasia custa aproximadamente 10 mil reais, no período do carnaval de São Paulo e é toda confeccionada com padrões do carnaval do do de 2018.

A Vai-Vai é a maior campeã do Carnaval de São Paulo. A escola de samba do Bixiga já conquistou 15 títulos no Grupo Especial. Fundada em 1930, por um grupo de notáveis sambistas do bairro, está entre as escolas mais populares da capital. Se a Achiropita representa a nossa fé, a Vai-Vai representa a raça da escola. O último título foi em 2015 com enredo em homenagem à Elis Regina.

 

Mamãe Louca 

O Mamãe Louca é o bloco mais tradicional da cidade de Conceição. O bloco é formado somente por pessoas simples, uma espécie de ‘sobra’. Entretanto, para eles que usam como bebida, na sua grande maioria, a pinga mesmo, a cachaça e o limão, levam para a avenida a verdadeira simbologia do carnaval, entregando-se à magia, ao enredo, à alegria de pular, de sorrir, de sambar, sem compromisso de ser o melhor ou o pior bloco. O que importa é que ‘o carnaval chegou’.

Durante muito tempo, o bloco teve ‘seu reinado’, comandado pelo o ‘Rei Baúna e a Rainha Totinha’. Baúna foi um dos maiores foliões de todos os tempos nos carnavais de Conceição. Com a sua morte, ocorrida no memorável dia 16 de junho do ano de 2013, a rainha arrumou outro rei e continuou a história do bloco mais tradicional do carnaval de Conceição. Mas, o novo rei adoeceu e coube a ela a incumbência de continuar a história do bloco.

Totinha, literalmente uma rainha, o símbolo de mulher guerreira, que luta, que brilha, que comando seu reinado, que no carnaval esquece a crise e vai para a avenida, esbanjando simpatia, contagiando a todos de alegria.

Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias