Economia

05/09/2018 - 07:04:02

Cooperativa de calçados em Patos vai beneficiar 8 mil pessoas em Patos e região

A iniciativa conta com o apoio do candidato a deputado estadual, pelo PV, Gustavo Wanderley

Autor: Redação do Portal

Um projeto que visa beneficiar mais de 8 mil pessoas em Patos e região está sendo implantado no município que é referência no setor calçadista do Estado da Paraíba. Trata-se de uma cooperativa de calçados. A iniciativa conta com o apoio do candidato a deputado estadual, pelo PV, Gustavo Wanderley. “Eu defendo a formação de cooperativas para que os trabalhadores sejam mais fortes e tenham a capacidade de produzir cada vez mais e melhor”, disse.



Gustavo, que tem como bandeiras de luta o empreendedorismo, geração de emprego e renda, acredita que a criação da cooperativa de calçados é um diferencial para o município. “Precisamos conscientizar nossos produtores para sua grande potencialidade e fazer com que não somente as pessoas que atuam no setor calçadista, por exemplo, cresçam, mas a população em geral. Com esse crescimento todos avançam tanto os produtores, empreendedores quanto a sociedade patoense”, afirmou.

O candidato ressaltou o que para ele significa a implantação de uma cooperativa de calçados. “É uma oportunidade de poder garantir aos calçadistas de Patos e região mais acesso a grandes empresas. A produção individual é bem vista, mas se os produtores se reúnem em cooperativa a tendência para maior lucro é muito significativa. Além disso, será possível obter mais benefícios nos processos de compra de material e venda dos produtos confeccionados que envolvem calçados, cintos, fivelas, entre outros produtos desse setor”, destacou.



Na primeira etapa do processo de implantação um grupo de calçadistas foi reunido para conhecer consultores especialistas no setor e que apresentaram o direcionamento que poderia ser dado para criação da cooperativa de calçados, mostrando os benefícios que são possíveis de obter.

Setor calçadista na Paraíba – De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) a Paraíba exportou ano passado, 21,8 milhões de pares de calçados, o que colocou o Estado em terceiro maior exportador do País, ficando atrás, apenas, do Ceará e Rio Grande do Sul. 

Fonte: Assessoria