Conceição-PB

07/07/2018 - 07:30:04

Após excelente inverno agricultor recupera plantio de maracujá e colhe até 30 caixas por semana, em Conceição

A produção de maracujá do agricultor rural Francisco de Sousa, localizada no sítio Maxixe, a 1 quilômetro da cidade de Conceição, chega a 20 caixas por semana

Autor: Redação do Portal

Após excelente inverno agricultor recupera plantio de maracujá e colhe até 30 caixas por semana, em Conceição

O plantio de maracujá do agricultor Francisco de Sousa, mais conhecido como ‘Chicão’ fica no sitio Maxixe, localizado a cerca de 2 quilômetros do centro de Conceição. Apesar de a seca ter dizimado quase 100 dos 380 pés da propriedade, com a chegada das chuvas o agricultor recuperou o plantio e está conseguindo colher cerca de 30 caixas da fruta por semana.

Toda a produção de maracujá da propriedade do agricultor sem sendo vendido no comércio local a cerca de 30 reais a caixa.

Para baratear a produção Francisco de Sousa usa pouco adubo industrial. Ele utiliza o esterco de gado, que além não ter custo financeiro é muito bom para melhoramento do solo.

O maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. A cultura do maracujá está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco. O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá.

O maracujá é uma planta tropical, que não tolera geadas ou ventos frios, desenvolvendo melhor em temperaturas ao redor de 25ºC. Trata-se de planta que cresce durante o ano todo, a não ser num período pequeno de inverno.

Como Plantar Maracujá: Época de plantio

Fazer a semeadura no período de julho a agosto, diretamente em recipientes individuais (laminados ou sacos plásticos), colocando-se 3 a 4 sementes por recipientes. Após 20 dias de germinação fazer o desbaste, deixando-se uma muda por recipiente. Transplantar as mudas após 60 a 80 dias, com 20 a 25 cm de altura, para o local definitivo, irrigando-as abundantemente.

 

Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias