Tecnologia

14/10/2016 - 05:33:09

Alunos constroem avião e representam a PB em torneio internacional de engenharia

Competição de engenharia reunirá mais de mil universitários do Brasil (18 Estados e DF) e do Exterior (México, Polônia e Venezuela), entre 3 e 6 de novembro, em São José Campos (SP)

Autor: Redação do Portal

Cerca de 170 estudantes de engenharia do Nordeste (Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) já testam 15 aeronaves em escala reduzida, projetadas e construídas dentro de 13 instituições de ensino, para disputar a 18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign. Baseada em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, a competição de engenharia será realizada entre 3 e 6 novembro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP). A Paraíba será representada por duas equipes no evento, a veterana Parahyasas e a Parahyasas Micro, ambas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Equipe Parahyasas durante construção de aeronave

Desenvolver um projeto resistente, com alta qualidade construtiva, foi o principal objetivo da Parahyasas, composta por 14 estudantes, que obteve a 25ª posição na edição passada. Inscrita na Classe Regular, a aeronave possui asa alta e mista, empenagem em T invertido, trem de pouso triciclo e motor Os 55, cuja capacidade total de carga chega a 12,5kg, sendo 2,3kg de peso vazio. A estrutura da aeronave é a principal inovação da equipe, que investiu em estrutura sanduíche de balsa e fibra de carbono.

“A equipe espera estar entre as melhores no quesito estrutura, como vem sendo nos últimos anos, e alcançar grande evolução nos outros quesitos”, afirma Wesley da Silva, de 22 anos, estudante do 8º período de Engenharia Mecânica e capitão da equipe.

As 15 equipes nordestinas integram as 95 inscritas - 88 brasileiras e sete estrangeiras. No total, mais de 1,3 mil participantes – entre estudantes, professores orientadores e pilotos – representarão 77 instituições de ensino superior do Brasil (18 Estados e Distrito Federal) e do exterior (México, Polônia e Venezuela).

Esta edição da competição contará com 22 equipes de São Paulo, 17 de Minas Gerais e sete do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro e Paraná serão representados por seis cada. Santa Catarina possui cinco equipes. Rio Grande do Norte aparece com quatro. Pernambuco e Distrito Federal têm três equipes cada. Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso e Paraíba, com duas. Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Sergipe estão com uma equipe cada. Entre as estrangeiras, há quatro equipes da Venezuela, duas do México e uma da Polônia. 

Fonte: Portal Correio