Educação

22/10/2018 - 08:44:47

Aluno da PB apresenta projeto em feira da América Latina

Aluno paraibano foi selecionado com o projeto ‘Ecobarco’, um barco com motor elétrico movido a energia solar

Autor: Redação do Portal

O estudante Sheldon Sobral Carneiro, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Estadual Erenice Cavalcante Fidelis, de Bayeux, na Grande João Pessoa, vai apresentar projeto sustentável e representar a Paraíba na 33ª Mostratec, em Novo Hamburgo (RS). A Mostratec é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas. O evento vai acontecer a partir desta segunda (22) até sábado (27) e conta com representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros.

Estadual

O aluno paraibano foi selecionado com o projeto ‘Ecobarco’, um barco com motor elétrico movido a energia solar que tem por finalidade incluir o conceito de desenvolvimento sustentável a partir do uso das energias renováveis utilizando placas fotovoltaicas como fonte de energia de barcos dos pescadores do município de Bayeux. O objetivo do estudante é contribuir com a preservação do Rio Sanhauá e seus afluentes que margeiam o município onde mora, assim como contribuir com a redução dos custos para os pescadores que usam motor a combustão. Além disso, motores elétricos apresentam uma maior durabilidade em relação aos modelos que utilizam combustão, reduzindo também a emissão de gases poluentes.

Sheldon cursa o 3º ano do curso Técnico em Mecânica Industrial e Soldagem na ECIT Erenice Cavalcante Fidelis e teve a ideia do projeto após uma conversa entre amigos sobre a poluição dos rios e os gastos que os pescadores têm no dia a dia. Pensando em uma solução, o projeto visa a melhoria do meio ambiente e da renda dos pescadores. “Me senti muito feliz pois sei que é difícil conseguir uma vaga na Mostratec. Quando soube, fiquei orgulhoso do meu trabalho. Vai ser uma experiência nova e única”, comentou.

O trabalho inscrito na temática ‘Engenharia Mecânica na subárea: desenvolvimento de produtos e processos’ foi orientado pelo professor Josemar Medeiros da Silva, que ficou empolgado com a seleção do projeto e acompanhará o aluno no evento. “Saber que seu trabalho está gerando frutos é enriquecedor e nos motiva a querer investir mais na aprendizagem. Ver o brilho nos olhos do aluno ao saber que sua pesquisa está sendo reconhecida, além dos muros da escola, é enriquecedor. Um valor que não tem preço”, ressaltou.

A feira
A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, que reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do ensino médio e técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do ensino fundamental, com 263 projetos, e da educação infantil, com 72 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas.

A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias, com o intuito de estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores, conduzindo à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico e estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica. 

Fonte: Portal Correio