Itaporanga-PB

20/08/2019 - 18:10:07

5ª edição do Agosto das Letras e Projeto Interatos chegam a Itaporanga com circo, dança e contação de história

Nesta terceira etapa, nos dias 21, 22 e 23 serão apresentados espetáculos de dança e circo, além de contação de histórias, jogos e brincadeiras musicais.

Autor: Redação do portal

5ª edição do Agosto das Letras e Projeto Interatos chegam a Itaporanga com circo, dança e contação de história

Depois de passar pelos municípios de Taperoá e Mamanguape, o Agosto das Letras – Festival de Leitura da Paraíba chega à cidade de Itaporanga, dando sequência à programação que este ano homenageia o escritor paraibano Ariano Suassuna. Nesta terceira etapa, nos dias 21, 22 e 23 serão apresentados espetáculos de dança e circo, além de contação de histórias, jogos e brincadeiras musicais.

Na quarta-feira (21), a programação se concentrará na Praça João Pessoa. A partir das 19h acontece a solenidade de abertura e, em seguida, apresentação de Danças Típicas dos Estados do Nordeste com alunos da Alunos da Escola João Silvino da Fonseca.

Na quinta-feira (22), às 8h30, a educadora Dany Danielle comandará uma sessão de Jogos e Brincadeiras Musicais no Polo da UAB. À noite, a programação conta com atração de circo do projeto Interatos, que leva a Itaporanga o espetáculo ‘Circo do Palhaço Wolverine’, às 19h, no Atlântida Esporte Clube. Na sexta-feira (23), o Agosto das Letras encerra suas atividades no município com sessão de Contação de História do grupo Contação da Rua.

A 5ª edição do projeto se encerra em Cabedelo, com atividades no período de 28 a 30 deste mês. A ideia do festival é descentralizar ações e levar a programação para diversos pontos do Estado, inclusive em parceria com o projeto Interatos, patrocinado pelo Bradesco, e com as prefeituras dos municípios por onde passa.

Outras paradas - A quinta edição do Agosto das Letras esteve em Taperoá, cidade onde nasceu o escritor paraibano Ariano Suassuna. Programação contou com o experimento cênico ‘Meu Reino de Ariano’, com atuação de Luiz Carlos Vasconcelos e direção de João Paulo Soares, na Igreja de São Sebastião. Em Taperoá, o público pode visitar a exposição ‘Em Nome do Pai’, de Manoel Dantas Suassuna, e apresentação do ‘Pulo da gaita’. Programação também teve as oficinas ‘Capacitação para Profissionais que Atuam em Bibliotecas’ e ‘Teatro de Bonecos – Manipulação e Narrativas do Boneco Popular’, além da ‘Rota Cultural – Centro Histórico e Fazenda Carnaúba’ e o espetáculo: ‘Brincadeira de criança’, com a companhia Boca de Cena.

Nos dias 14, 15 e 16 a cidade de Mamanguape recebeu o Agosto das Letras. Todas as atividades aconteceram no Centro Cultural Fênix. No primeiro dia o projeto levou uma oficina de graffiteria com integrantes do Coletivo Acervo 03 e o espetáculo ‘O Reino de Ariano’, encenado por alunos do curso de teatro da Funesc, sob direção de Suzy Lopes e Tony Silva. Também houve apresentação do grupo cultural Cléa Bezerra e lançamento do livro ‘Figuras e paisagens’, de Luís G. Oliveira. No segundo dia a oficina 'Divertimusicalizando para professores’ foi ministrada por Naná Vianna. Também no segundo dia foi apresentado o espetáculo de dança ‘Iranti’, com a companhia Lunay. No último dia da programação do Agosto das Letras na cidade de Mamanguape, sexta-feira, aconteceu Contação de História, com Naná Vianna.

Abertura do festival Agosto das letras foi realizada no último dia 2, no teatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa. Diversas autoridades, gestores culturais, artistas e consumidores de arte lotaram o teatro. Após as falas de Renata Costa (Plano Municipal de Livro e Leitura do Rio de Janeiro), Maria Eunice (prefeita de Mamanguape) e Nézia Gomes (presidenta da Funesc, a plateia assistiu ao espetáculo ‘O Reino de Ariano’ (baseado na obra de Ariano Suassuna), com o grupo de alunos de Teatro da Funesc, sob direção de Suzy Lopes e Tony Silva. 

Fonte: Redação do portal Vale do Piancó Notícias com Assessoria